Fazendo um teste com o equipamento Ricoh MP 201SPF, um dos mais usados em impressões Mono A4, colocamos frente a frente o Cartucho Original Ricoh com outras marcas compátiveis facilmente encontradas. Imprimindo o mesmo tipo de documento em ambos cartuchos novos até o esgotamento total, verificamos as diferenças apresentadas em rendimento e qualidade.

▶ Confiança e Procedência

toner1Suprimentos originais trazem confiança, garantia de qualidade e de origem da fabricação, mostrando respeito ao consumidor. Todo processo de fabricação até o cosumidor final é rastreável, tornando fácil o controle de qualidade.

Alguns cartuchos compatíveis que testamos não apresentam sequer a marca na embalagem, tornando impossível verificar a origem e procedência do pó usado. Alguns inclusive trazendo apenas a identicação do modelo do toner, e de forma errada ainda.

 

▶ Rendimento

O rendimento de um cartucho de toner é baseado em 5% de área impressa por página.

O cartunho de Toner Original da Ricoh MP201SPF é vendido para 7.500 páginas,  podendo ser superior a isso se o equipamento utiliza apenas suprimentos originais e manutenção periodica capacitada. No teste que fizemos, conseguimos imprimir 8.100 páginas, atá a última com nitidez e negrito forte, sem clarear.

No primeiro compátivel que testamos, já verificamos a diferença no anúncio: prometia apenas 2.000 páginas impressas. Mesmo tendo um valor menor, já não possuia um custo x beneficio melhor que o Original. No fim, imprimindo o mesmo tipo de documento, fizemos apenas 1.750 páginas, e logo no começo já comçou a manchar e enroscar papel. Um claro exemplo de péssima qualidade do produto.

No outro compátivel, uma marca mais conhecida, prometia as mesmas 7.500  páginas. Conseguimos imprimir 6.800 páginas com esse cartucho, mas com manchas n verso da folha, o que impossibilitaria o uso da função frente-e-verso, muito buscada hoje em dia. 

 rendimento

 

▶ Qualidade

Esse é um teste que mostra a diferença real entre os cartuchos. Em ambos, observamos as impressões desde o inicio até o esgotamento total do cartucho de toner.

No Original Ricoh, a impressão manteve o negrito e a nitidez até a última das 8.100 páginas. Graças ao inovador sistema de revelação Ricoh, a página mantém a qualidade até o esgotamento total do cartucho original, sem clarear.

Já nos compátiveis, ambos apresentaram manchas escuras logo nas primeiras impressões, que foram piorando até o final. O compátivel sem marca estava ilegível antes das últimas das 1.800 páginas; O outro compátivel apresentou manchas escuras no verso, devido à qualidade inferior do pó, o que impossibilita diversos trabalhos. Além de repetir impressões em muitas folhas.

 

▶ Conclusão

Em todos testes, o Toner Original RICOH MP 201SPF apresentou a diferença de qualidade e rendimento superior. Com o melhor Custo x Beneficio geral, é a prova de que um produto original tem muito mais a oferecer, tanto a curto quanto a longo prazo. Além disso, os Originais Ricoh são seguros, tendo certificados ISO e proteção ao uso do consumidor final.

Fora que muitos cartuchos estão sendo vendidos como compatíveis, mas são na verdade remanufaturados e de péssima qualidade, trazendo riscos inclusive a saúde do consumidor final.


Por essa razão a Copy & Company, Revenda Autorizada Ricoh, trabalha com produtos originais. Visando sempre a melhor experiência para nossos clientes. 

Precisando de toner e peças originais Ricoh, já sabe onde encontrar.