Para quem trabalha na área gráfica, essa pergunta pode parecer simples; Mas para escritórios e escolas, em que o uso do Sulfite A4 75g é quase total, muitas dúvidas acerca do que e como usar podem aparecer. Vamos tirar essas dúvidas para você agora.

▶ Quais tamanhos de papéis aceitos nos equipamentos Laser?

tabela a4O sulfite A4 (210x297mm) comumente é o mais usado nesse tipo de equipamento. É quase um tamanho padrão para documentos e impressões no Brasil. Um Equipamento de Impressão A4 comumente aceita tamanhos menores também, como o Carta e o A5 (148x210mm). Menores que o A5 como o A6, por exemplo, tendem a atolar devido ao tamanho, sendo mais indicados em impressoras de tinta ou especificas.

Outro tamanho de papel bastante utilizado é o A3 (297x420mm), o dobro do A4. Apesar de ter caído em desuso nos útimos anos, ainda tem uma boa parcela no campo de impressões, e possui equipamentos próprios para esse tamanho. E seguindo o mesmo príncipio anterior, os Equipamentos A3 conseguem imprimir tamanhos menores, inclusive o A4.

Depois para grandes formatos, é necessário um equipamento especifico, como plotters e impressoras gráficas que comportam dimensões maiores.

 

▶ Gramaturas aceitas

Assim como no tamanho, cada equipamento tem suas especificações para a gramatura aceita de papel. A gramatura 75g/m² é a mais normalmente usada, o sulfite 'comum' encontrado em qualquer loja ou papelaria. Normalemente, a gramatura 63g/m², mais fina, e a 90g/m², um pouco mais grossa, são aceitas em todo tipo de equipamento laser. Gramaturas fora desse intervalo devem ser usadas em impressoras que aceitem as mesmas, evitando atolamentos e problemas.

  

▶ Papéis Especiais

Existem diversos tipos de papeís especiais, cada um podendo ser utilizado para uma determinada função ou atividade: Reciclado, Couchê, Metalizado, Vegetal, Acetinado, Transparência, Glossy fotográfico, Adesivo, Envelopes e Banners.
Para papéis lisos com brilho, os equipmentos coloridos são mais indicados, pois oferecem um tratamento especial à esse tipo de material. Além das especificações da impressora, é necessário a configuração do driver para cada tipo de papel, para que a impressão se adeque e tenha uma qualidade impecável de acabamento.

A maioria dos equipamentos possui uma bandeja para usar papéis especiais, geralmente chamada de Gaveta Manual ou Bypass. Sempre que for usar esse tipo de material, é necessário utilizar por essa bandeja, evitando atolamentos.

 

▶ Cuidados com o papel

Papel de qualidade é obrigatório para uma boa impressão. Evitam atolamentos e defeitos no equipamento. Opte sempre por comprar marcas conhecidas e especificas para impressão laser.

Escolha sempre papéis com corte a laser. Papéis cortados na guilhotina podem deixar rebarbos nas margens, o que causará atolamentos constantes.

A úmidade é uma grande inimiga da impressão. Guarde as resmas de papel sempre ao abrigo da umidade, dentro do pacote. Só retire quando for usar, e evite deixar de um dia para o outro na impressora.

Obrseve sempre se o papel está bem alinhando na gaveta, não deixe pontas dobradas ou fora do conjunto. Ajuste bens os limitadores da gaveta também, evitando a folha de ser puxada torta e perder a impressão


Como vimos, a escolha da qualidade do papel é essencial para uma boa impressão. Se estiver enfrentando problemas,  a Copy & Company está sempre disposta a ajudar. Entre em contato conosco e agende uma visita técnica para solucionar seus problemas.